sábado, 15 de janeiro de 2011

Brassagem "IPA Carburada!" - Viu Bier

Como está abandonado isso aqui ein, que vergonha!! Mas é por bons motivos, pois o tempo dedicado às cervejas me afastou um pouco dos posts, além das correrias normais da vida.

Esta foi uma brassagem que fizemos no ano passado, uma IPA, receita do Giba da Acerva, adaptada com lúpulos americanos.

Devido à potência do lúpulo no resultado do amargor e um aroma de maracujá maravilhoso, batizamos a cria de "Carburada!", portanto, "Viu Bier - IPA Carburada!". O que não deixou de ser uma homenagem aos brinquedos de duas rodas que mais aprecio.

Este é um dos estilos que mais me agrada, tanto as inglesas quanto as americanas, que geralmente possuem maior destaque à lupulagem.

Ela ficou com uns 6% de abv, com um aroma muito bom e sabor e amargor agradáveis, favorecendo o drinkability, porém, o corpo poderia ter ficado melhor.

Vou parar de conversa e deixar rolar o vídeo, que conta com a degustação feita no curso de Sommelier de Cervejas da ABS-SP, onde fomos surpreendidos com ótimas criticas sobre esta cerveja.

Claro que a receita também está ai à disposição, e caso se aventurem, não esqueçam do meu exemplar de degustação (hehe).

Grande abraço! saúde!







Receita

IPA Carburada!

4,5 kg de Pale Ale
0,25 kg de Caraaroma
1,0 kg de Carapils

Brassagem a 67°C por 60min. e 72°C por 30 min.
Elevar a 78°C para inativar enzimas
Fervura durante 60 min.

Lúpulos:
15 gr. Cascade a 60 min.
13 gr. Amarillo a 60 min.
13 gr. Columbus a 40 min.
17 gr. Summit a 5 min.
16 gr. Citra a 5 min.

Fermento US 5
Fermentação por 7 dias a 21°C
Maturação por 12 dias 0°C

Dry Hopping com 25 gr. Amarillo e 25 gr. Cascade nos últimos 3 dias da maturação utilizando um hopbag para o sólido do lúpulo não misturar na cerveja.

Primming usando 7 gr. por litro durante 6 dias


.´.

2 comentários:

  1. Cara, ótimo vídeo! E, pelo visto, ótima IPA também!

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sou colecionador de cervejas e tomei conhecimento de sua produção através do All Beers. Gostaria de saber quais os estilos que vocês produzem, além de adquirir exemplares desta produção para minha coleção. Me encantei com o rótulo da Carburada. Parabéns! Aguardo contato.
    colecionador.thiago@gmail.com

    ResponderExcluir