quarta-feira, 18 de maio de 2011

1º Curso Home Brew - Cerveja Caseira - no Bar Bierboxx

Realização e compromisso com a cultura cervejeira! Esse foi o sentimento de todos após a conclusão do “1º Curso Home Brew – Fabricação de Cerveja Artesanal”, que aconteceu no último dia 14/05 no Bar Bierboxx.

Além de colaboradores da Bierboxx, interessados em entender o processo e fabricar suas próprias cervejas, estavam presentes no curso os ganhadores das promoções e outros curiosos e entusiastas da cultura cervejeira.



Tudo iniciou cedo, com um café da manhã integrando as pessoas antes de iniciarmos a parte teórica do curso, que tratou da definição, história, estilos e matéria-prima da cerveja, além dos equipamentos necessários para ser um cervejeiro caseiro.

Mais uma pausa para o coffee break e: Mãos a obra! Chegou o momento mais esperado do curso, a prática!



Explicando detalhadamente todos os processos de fabricação de uma cerveja artesanal caseira, os instrutores Leandro Viu e Ricardo Balbin conduziram a fabricação de uma IPA (India Pale Ale) com a participação de todos os alunos durante o processo.



Moagem, mosturação, recirculação, clareamento do mosto e lavagem do bagaço, fervura – ops, pausa para o almoço e “inaugurar” o barril de Bamberg Pilsen enquanto inicia a fervura. Almoço do chef Reginaldo regado à Bamberg Pilsen e em seguida… – fervura, isomerização do lúpulo, resfriamento do mosto e inoculação do fermento.



Encerrada a produção de nossa IPA, degustamos algumas cervejas artesanais feitas na cervejaria artesanal do Bar Bierboxx e provamos a criação instantânea do chef Reginaldo, o bolo de malte de cevada.

Agora é aguardar a fermentação, maturação, envasar e nos reunirmos novamente para degustar nossa criação, mais ou menos daqui 3 semanas!



Não podemos deixar de divulgar os blogs parceiros que nos presentearam com seus posts sobre o curso:

Cinebistrot

All Beers

Galera Cervejeira


Buteko do Pingazilla



Um grande abraço e agradecimentos aos participantes, à Bierboxx pela iniciativa e ao mundo cervejeiro!!

Saúde!

.´.

por Leandro Viu - via Blogbier

Nenhum comentário:

Postar um comentário