sábado, 3 de abril de 2010

Empório Alto de Pinheiros

Boa noite amigos,

Fiquei algum tempo afastado dos teclados, na verdade do blog, pois o teclado funciona o dia todo no trabalho, mas agora tenho uma dica bacana de lugar para degustar uma cerveja especial com bons pratos.

Na semana da Páscoa eu e Renata conhecemos o Empório Alto de Pinheiros. Lugar muito agradável e bem diferente dos ambientes convencionais que servem cervejas especiais.

O proprietário, Paulo, um cara simpático e muito gente boa, completa o ambiente que mistura empório, conveniência, rotisserie e restaurante.

Por incrível que pareça, frequentei esta rua bastante tempo quando jogava futebol com os amigos em uma quadra vizinha dali e como acesso à Vila Madalena, e nunca havia notado aquele lugar bacana.

O serviço é ótimo, pois você se dirige à prateleira de cervejas, escolhe qual deseja saborear, analisando rótulos e garrafas, e solicita ao garçom que resfrie o quanto necessário. (importante: tudo a um preço justo)!

Em 5 ou 10 minutos está ready to drink, e foi o tempo suficiente para degustar um chopp Bamberg Weiss e Rauchbier, sempre excelente!

Bamberg Weiss

"Cerveja de cor alaranjado-clara, boa formação e duração de espuma branca abundante. Tem aroma de cravo e banana, devido ao processo de fermentação. Seu sabor é maltado, leve doce, banana, cítrico e refrescante. Possui trigo em seus ingredientes. O lúpulo vem da região da Bavária e o fermento foi especialmente selecionado de uma pequena cervejaria Alemã e chega a Votorantim de avião, refrigerado e em três dias." Fonte: cervejariabamberg.blogspot.com, ratebeer.com, Larousse da Cerveja

Cervejaria: Cervejaria Bamberg
Marca: Bamberg
Origem: Brasil
Estilo: Weissbier
Sabor: banana
Teor Alcoólico: 4.8%
Temperatura: entre 4º e 6º.
Taça/Copo: weizen
Vai bem com: saladas, peixes, frutos do mar, culinária japonesa
Fonte: Wikibier

Bamberg Rauchbier

"Originária da cidade de Bamberg em Nuremberg, Alemanha, tem seu sabor bem marcado por notas de defumado, além do caramelo característico do malte, leve amargor do lúpulo dando, um sabor final seco e uma espuma marrom e persistente. Seu aroma é amadeirado, pois é curtida em madeiras da região da microcervejaria. Combina perfeitamente com momentos de churrasco de fim de semana e feijoadas."
Fonte: cervejariabamberg.blogspot.com, Larousse da Cerveja

Cervejaria: Cervejaria Bamberg
Marca: Bamberg
Origem: Brasil
Estilo: Rauchbier
Sabor: defumado, chocolate, amadeirado
Teor Alcoólico: 5.2%
Temperatura: entre 6º e 10º.
Taça/Copo: tulip
Vai bem com: churrasco, feijoada, carne de porco, carnes vermelhas, grelhados, charutos
Fonte: Wikibier




Já acompanhado de um sanduiche crocante de frango com tomate rústico, queijo e mangericão, recebi as duas belgas que havia selecionado, em um balde de gêlo.



A primeira, pela ordem de estilos, foi a Orval.

"Buquê de lúpulo fresco, com nota de frutado e amargor pronunciado. A amargura dá lugar a um ligeiro toque de acidez que acompanha o fermento e sabores de caramelo. A cervejaria indica o engarrafamento. Cada consumidor pode, portanto, facilmente saber a idade de uma cerveja Orval e se ele deve ser consumida rapidamente ou esperar mais para obter outro sabor. A Orval é a mais lupulada das cervejas Trapistas, tanto em amargor quanto em aroma, este obtido através do processo de dry-hopping."
Fonte: orval.be, beeradvocate.com, edurecomenda.blogspot.com, Larousse da Cerveja

Cervejaria: Brasserie d´Orval
Marca: Orval
Origem: Bélgica
Estilo: Belgian and French Ale
Sabor: nozes, toffee, maltado, mel
Teor Alcoólico: 6.9%
Temperatura: entre 8º e 12º.
Taça/Copo: cálice
Vai bem com: aperitivos, churrasco, queijos azuis, queijo cheddar, queijo gorgonzola, carnes grelhadas
Fonte: Wikibier



Para fechar as degustações do dia, escolhemos a Chimay Red.

"Cor de cobre, espuma cremosa, aroma frutado damasco produzido pela fermentação. O sabor é um balanço confirmando as notas frutadas percebidas no aroma e uma sensação sedosa à língua, com leve amargor e adstringência. É refermentada na garrafa e não é pasteurizada e por isto o álcool quase não é percebido."
Fonte: chimay.com, Larousse da Cerveja

Cervejaria: Chimay
Marca: Chimay
Origem: Bélgica
Estilo: Belgian Strong Ale
Sabor: frutado
Teor Alcoólico: 7%
Temperatura: entre 8°C e 12°C.
Taça/Copo: cálice
Vai bem com: patês, terrines, truta, torta de chocolate
Fonte: Wikibier



Realmente as duas são excelentes cervejas, esse estilo belga me agrada bastante!!

Bom, depois dessa experiência, posso recomendar o lugar, que também conta com vários petiscos e doces importados. Ai já viu...encerrei o dia no sofá, comendo um docinho e assistindo um futebol!!

ah, o endereço, podem conferir:

Empório Alto de Pinheiros
Rua Vupabussu, 305


Abraços! Saúde!

Um comentário:

  1. Foi uma noite realmente muito agradável, pensar que morei tanto tempo ali do lado e nunca tinha ido...Inclusive estivemos novamente la, no feriado, e fomos muito bem atendidos, nos sentimos tão em casa que esquecemos da hora...rsrs...muito bom!!

    ResponderExcluir