segunda-feira, 8 de março de 2010

Um pouco de história cervejeira

Vocês conhecem a relação da Igreja Católica com a história da cerveja?

Foram nos mosteiros, a partir do século VI, que aconteceram as primeiras iniciativas de produção de cerveja em maior escala, antes disso, a produção era caseira, para consumo doméstico e de responsabilidade das esposas. Olha que maravilha!! Tempo bom esse...

Mas voltando ao assunto, os mosteiros eram locais de estudos, conhecimentos, desenvolvimento de técnicas e propiciavam o registro de receitas e acontecimentos que construiram a história da cerveja, receitas e técnicas que eles dominaram e mantiveram em segredo por muito tempo.

Nesses tempos, um monge irlandês - olha só a raiz - conhecido como Columbano, enquanto peregrinava pela Europa disseminando a doutrina cristã, também fundava alguns mosteiros com grandes instalações para produção de cerveja.

Hoje o Columbano é conhecido como São Columbano, e olha esta passagem do nosso Santo da Cerveja:

"É meu desejo morrer em uma cervejaria. Que coloquem cerveja em minha boca quando eu estiver expirando, para que o coro dos anjos entoe: Deus, seja condescendente com esse bebedor".

Que vida boa ein, eu bem que queria viajar pela Europa fundando cervejarias e degustando variedades por ai. Claro que em 2010, não naqueles tempos.

Mas para encerrar com mais uma curiosidade, a Igreja Católica considera oficialmente como Padroeiro dos Cervejeiros o Santo Agostinho (354 - 430), que é celebrado em 28 de agosto.

E, vamos orar ao Santo Cervejeiro, para que nunca falte matéria prima.



Oração:

Ó Deus, que reunistes admiravelmente em São Columbano a solicitude pela pregação do Evangelho e o zelo pela vida monástica, concedei que, por sua intercessão e exemplo, vos procuremos acima de tudo e nos empenhemos no crescimento espiritual.











Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário